
A consulta via internet substitui a presencial?
Não. Sendo possível, deve-se preferir a consulta presencial, pois, esta, permite desenvolver melhor raportt terapeutico e assim contribuir para uma mais rápida recuperação além de que não se poderá usar algumas técnicas psicoterapeuticas.
A consulta em videoconferência atende qualquer tipo de problema?
Não. As pessoas que estão numa situação de limite psicológico, devem procurar ajuda num centro integrado com socorro médico
Quem deve recorrer à consulta via net?
As pessoas que estão longe de um especialista. Que não se podem deslocar. Que a deslocação tornaria muito dispendiosa a consulta.
Emigrantes ou pessoas de outros países que falem português.
Que tenham dificuldade em iniciar uma consulta de psicologia (ainda existem preconceitos em relação às especialidades de psicologia e psiquiatrica pela aderência ao conceito de “tolinho”).
Que estejam a adiar uma primeira consulta com a especialidade pela dificuldade em expôr o problema.
Não sei lidar com computadores o que posso fazer?
Concerteza que nesse caso não tem computador. Assim, ou nada pode fazer e terá que recorrer à consulta presencial ou conseguirá que alguêm próximo o ajude.
Vivo num lar de terceira idade e não tenho computador nem privacidade, como proceder?
Qualquer lar certificado tem que ter um diretor técnico o qual, deverá ter formação superior na área humana, desta forma, será uma pessoa habilitada para colocar o idoso numa situação de privacidade e de apoio psicológico, sendo a videoconferência uma possibilidade a ter em conta.
Que tipo de ajuda posso obter por esta via?
Pela facilidade com que os jovens estão familiarizados com a web, os casais em pré-rotura, podem ser extraordinariamente ajudados a reencontrar o diálogo
Os menores, sempre na net, podem ter um guia aprovado pelos pais.
A sexualidade, ainda tabu, terá melhor aceitação para a abertura ao tema
